Image
A equipa de cadetes participou na 1.ª prova da Taça de Portugal na categoria de cadetes na vertente de estrada.
Esta prova teve partida e chegada a Palmela percorrendo uma distância de 69,7 Km. O percurso onde se desenrolou a prova foi essencialmente plano, apesar do relevo não ser difícil, as contantes viragens e a travessia de muitas localidades dificultou o trabalho destes jovens atletas.
Fruto destas dificuldades e de alguma inexperiência caraterística desta categoria, (alguns a correrem pela primeira vez uma prova de estrada) verificaram-se algumas quedas sem conseqências graves para os atletas. No que se refere ao BTT Loulé tivemos três ciclistas envolvidos, o primeiro logo aos 5 km foi Marcelo Ponte que demonstrando uma grande coragem rapidamente integrou o pelotão. Cerca dos 10 Km foi a vez de Marco Gonçalves ir ao chão. Apesar da rápida assistência e do forte empenho demonstrado recolagem ao pelotão tornou-se impossível uma vez que o pelotão rolava já a grande velocidade. Por questões de segurança o Marco acabaria por abandonar mais tarde, uma vez que se tornava difícil seguir em prova após a passagem da caravana.
 
Ao km 32 e após a meta volante do Poceirão onde o Miguel Ventura foi 2.º classificado, deu-se uma queda colectiva onde ficou envolvido o António Duarte, (sem consequências uma vez que não chegou a cair, mas orbigou a paragem). Face a esta condicionante o pelotão fraccionou-se em pelo menos 4 grupos, rolando todos eles a alta velocidade.
No primeiro grupo de cerca de 10 unidades estavamos representados pelo Miguel Ventura que seria então 3.º classifidado na meta volante de Cajados, no segundo grupo estava o Christopher, no terceiro o António Duarte.
Cerca dos 50 quilómetros os três grupos juntaram-se, sendo o trabalho desenvolvido pelo António Duarte fundamental na união entre o 3.º e o 2.º grupo.

Foi em pelotão compacto e com grande determinação que os ciclistas atacaram a última subida para a meta (3 Km). No despique final o nosso melhor classificado foi o Miguel Ventura em 9.º da geral. Embora seja uma classificação honrosa, soube a pouco uma vez que o Miguel se apresentava com bastante força para a chegada, no entanto na parte mais importante do sprint foi impedido de progredir por dois ciclistas que perdendo as forças para disputar o sprint até final lhe obstruiram a trajectória.
Logo atrás chegaria o Christopher que cedeu apenas na parte final da subida, seguiram-se o Marcelo (com uma excelente recuperação na subida final)  e o António Duarte.

Nesta prova estiveram presentes à partida 83 atletas em representação das melhores equipas nacionais na categoria de cadetes.

O BTT Loulé/Barbot-Casa Jesuíno/Finibanco esteve representado pelos atletas:

António Duarte
Christopher Harvey
Marcelo Ponte
Marco Gonçalves
Miguel Ventura

Acompanharam Leonel Ventura e João Paulo Mendes.
 
Image
 http://www.megasport.pt/pt/ - Megasport
Os nossos agradecimentos ao Sr. Fernando Canteiro pela sua colaboração na cedência da viatura.